Ubiquidade significa estar presente ao mesmo tempo em todos os lugares.
a humanidade está em constante transformação e isto explicaria a " rápida " evolução que tivemos, porém o passado não está tão distante. Até porque a primeira proposta de computador portátil surgiu na década de 70, quem já ouviu falar do Dynabook ? eu não sabia de sua existência até ter esta aula.
Alan Kay, ele é um dos pioneiros na área de interfaces gráficas e programação para objetos. Enquanto Kay trabalhava na Xerox Parc em 1968, ele descreveu o conceito do Dynabook, que seria " um computador pessoal para crianças de todas as idades", porém para aquela época as especificações do Dynabook parecia coisa de ficção científica. Até que a tecnologia necessária para o Dynabook fosse desenvolvida, Alan e sua equipe trabalharam com máquinas que chamavam de "interim Dynabook", eles eram idênticos em todos requisitos exceto tamanho e custo. Uma destas máquinas foi momentaneamente o ápice, da Xerox, um dos primeiros computadores com interface gráfica, que mais tarde influenciou o desenvolvimento do Macintosh e, indiretamente, dos PCs como os conhecemos hoje.
Ainda em Ubiquidade falando um pouco sobre as 5 gerações de Telefones, sendo que a quinta ainda esta sendo pesquisada. Irei citar algumas das informações sobre as gerações.
A primeira geração supria cerca de 5 mil pessoas, onde cada um usava 1 canal, e caso todos estivessem ocupados o próximo que desejava utilizar aguardava na linha, nesta geração ainda não havia rede de dados.
A segunda geração supria 42 pessoas por canal, se tornando mais popular e mais barata. Na segunda geração foi onde o SMS foi criado tornando-se um sucesso; Também havia a digitalização por sinal, o que lhes garantiam uma maior segurança, nesta geração ainda não havia rede de dados. A segunda geração é dividia em 3 pontos, sendo os outros dois a 2.5 e a 2.7; Na 2.5 temos o aumento da velocidade e à aparição da internet discada e o envio de mensagens estáticas. Nesta mesma geração temos também a rede, que era de 40 Kbps e era possível abrir pequenos sites; Na 2.7 Temos a possibilidade de fazermos download de vídeos e a rede aumenta para 144 Kbps, a geração 2.7 também é conhecida como terceira geração rebaixada.
Com a terceira geração temos a criação do 3G, os telefones celulares com câmera frontal para vídeo conferencia. Assim como na segunda geração, a terceira também é dividida em 3, sendo assim, a 3.5 temos o aumento da velocidade, e a evolução da internet e a competição com a internet fixa. A taxa de dados é de 77 Mbps; Na 3.7 a velocidade não é tudo, temos a evolução do digital e das câmeras.
A quarta geração é a atual geração, onde a velocidade deixou de ser um fator de diferenciação, temos um maior processamento, ha busca por fatores de diferenciação e o uso do tempo real.
Ainda está sendo pesquisada, porém há um questionamento. Já que a velocidade deixou de ser um fator de diferenciação das gerações, o que ira diferenciar ? já que a velocidade possuímos.
A Simbiose é divida em 2 fatores no meio digital :
O Primeiro é onde tecnologia e corpo estão integrados, mas funcionam de forma independente;
O Segundo é onde tecnologia e corpo estão fundidos a ponto de não funcionarem sem o outro.
O homem se acostumou com a tecnologia em sua vida, alguns conseguem sair de casa sem o celular ou sem o fone para ouvir musica. Porém para outros é extremamente difícil fazer tal ato. Dificilmente você vê alguém por fora de noticias, estão todos conectados e quem fez esse elo entre o homem e a informação foi a tecnologia, porém este elo não possui somente vantagens. Assim como disse anteriormente, ocorre casos de pessoas não conseguirem funcionar devido a falta de tecnologia, isto é causado a partir do psicológico da pessoa, que se acostumou a estar sempre com a tecnologia, vendo ela como até mesmo parte de si.
O Transumaníssimo é um movimento intelectual e internacional que visa transforma a condição humana através do desenvolvimento e distribuição de tecnologias capazes de ampliar as capacidades físicas do ser humano. Ou seja, o Transumaníssimo é o aperfeiçoamento do ser humano utilizando a tecnologia.
Você já ouviu falar de Biohacking? Então, Biohacking é um tipo de Transumaníssimo, é quando o individuo utiliza sua própria Biologia para se aperfeiçoar. Como exemplo temos uma Hacker que implantou imãs na ponta dos dedos.
Lepht Anonym mora na Escócia e implantou microchips e imãs no próprio corpo tentando ampliar seus sentidos e conhecimentos. A sua primeira tentativa deu certo, mas devido a alguns erros ela foi para o hospital. Sim, ela acabou infectada. Mas ela não desistiu e depois de um tempo, tomando os devidos cuidados, terminou de implantar e foi um sucesso. "Prefiro sofrer com muita dor e adquirir conhecimentos do que evitar a dor e ficar sem esses conhecimentos." diz Lepht , que possui outros planos para melhor seu corpo.
Falando um pouco sobre Gordon moore e sua lei (A Lei de moore ), que é um dos fundadores da Intel.
A Lei de Moore diz que o poder de processamento dos computadores dobraria a cada 18 meses . Gordon criou esta lei mesmo não tendo certeza que sua impressa ( intel ) iria acompanhar tal ritmo. Não há como dizer que esta lei vai se manter por muito mais tempo, mas até agora ela tem sido válida.
Comments