O Designer busca facilitar a vida dos utilizadores de suas criações, assim sendo os produtos evoluem para uma usabilidade e conforto Hoje temos telas sensíveis aos toques, interfaces com reconhecimento de voz e a capacidade de manipulador objetos virtuais com os olhos.
Muitas das vezes os designers buscam trabalhar com 2 a 3 sentidos, sendo a visão sendo o principal em suas escolhas. A medida que nossos sentidos são explorados de maneira completa a experiência do usuário se torna muito mais rica, e por isso ela se torna muito mais lembrada e valorizada. Mesmo que seja difícil e as vezes impossível que mexêssemos nos 5 sentidos de maneira que a experiência seja positiva, é importante que o designer no mínimo leve em consideração todos esses aspectos.
Como exemplo, A Samsung investiu em uma tecnologia de rastreamento dos olhos e nomeou de EYECAN+, ele baseia-se em uma antiga tecnologia, EYECAN, que exigia a utilização de um óculos especial. O usuário consegue interagir com o computador sem precisar de mouse ou teclado, perfeito para pessoas com necessidades especiais. A empresa pretende liberar o software como open Soure, ajudando no desenvolvimento de novos softwares e tecnologias que tenham esse objetivo.
O Designer Jinsop Lee fala um mais sobre deste tema em seu TED. Sendo que em 2012 ele já fez uma outra participação no TEDx sobre o mesmo tema, entretanto de forma um pouco diferente.
O Foco é, a expansão dos sentidos humanos veem sendo estudada a muitos anos e esta frequentemente presente dentro das áreas de atuação do Design, existem outros conceitos que se assimilam com sua expansão. Sendo eles: a Ubiquidade, Singularidade e Transumaníssimo.
Comments